Odontologia do Sono

Uma das condições para o corpo humano se manter saudável é dormir bem, o que por consequência reflete na qualidade de vida, diferentemente do que se imaginava, o sono pode apresentar diversas patologias ou distúrbios, como o Ronco, Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) e o bruxismo. O ronco é caracterizado pela vibração dos tecidos da garganta em função da turbulência do ar a medida que as vias aéreas se estreitam. Já a síndrome da apneia do sono obstrutiva, causada pela interrupção do ronco, é caracterizada por episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores, dificultando a passagem do ar e impedindo a respiração por alguns segundos, com várias repetições. Tendo como consequência a menor oxigenação do sangue e também hipercapnia (aumento de dióxido de carbono no sangue), causando danos ao organismo.

O paciente com apneia do sono sem tratamento pode apresentar manifestações na forma de sonolência excessiva, aumento do risco de acidentes de trânsito e de trabalho, deficiências cognitivas, perda da qualidade de vida e também aumento do risco de doenças cardiovasculares. Portanto, é importantíssimo o tratamento desses distúrbios.

Para identificação dos distúrbios do sono, além dos exames clínico e físico a polissonografia (PSG), é um instrumento que, atualmente, permite identificar e descartar os diferentes Distúrbios do Sono. A PSG é um termo genérico que se refere ao registro simultâneo de algumas variáveis fisiológicas durante o sono, tais como: eletroencefalograma (EEG), eletro-oculograma (EOG), eletromiograma (EMG), eletrocardiograma (ECG), fluxo aéreo (nasal e oral), esforço respiratório (torácico e abdominal), movimentos corporais (através do EMG), gases sanguíneos (saturação de oxi-hemoglobina – SpO2, concentração de dióxido de carbono), posição corporal, entre outras. É considerada o método diagnóstico “padrão-ouro” para os distúrbios do sono.

As modalidades de tratamento clínico para os distúrbios respiratórios do sono compreendem os aparelhos de pressão positiva em via aérea (CPAP) e os aparelhos intra-orais (AIO). Os aparelhos Intra-Orais são dispositivos usados na cavidade oral durante o sono, com objetivo de prevenir colapsos na via aérea superior (entre os tecidos da orofaringe e da base da língua).

Dr. Afonso Leal
Especialista em Ortodontia (ABO-BA)
Capacitação em Odontologia do Sono (Inst. Do Sono-SP)